Jack Welch e a Curva da Vitalidade...

jack welchQuando Welch entrou para GE viu uma cultura burocrática, passiva e cheia de hierarquia. Para tornar a empresa dinâmica, apaixonada, comprometida com o desempenho e com o foco no cliente, era necessária uma grande revolução. O objetivo era manter somente as pessoas mais talentosas, capazes e motivadas, para tornar a GE o melhor lugar do mundo para pessoas competitivas. Welch estava convicto de que a mudança só aconteceria quando se colocasse as pessoas certas nos lugares certos.

Com isso em mente, ele criou a Curva da Vitalidade. Ao fim de cada ano, Welch demitia os 10% de seus gerentes que tinham pior desempenho, treinava 70% e oferecia a opção de compra de ações aos 20%.

Jack achava que não fazia sentido investir tempo e dinheiro num indivíduo que nunca teria sucesso. Aos 20% melhores a empresa oferecia opção de compra de ações e com isso inspirava os funcionários a se esforçarem mais e a terem um desempenho melhor. Já para aqueles que estavam no grupo dos 70%, a perspectiva de recompensas maiores era um incentivo, enquanto a demissão dos 10% mantinha todo mundo em alerta. Porém, essas demissões só eram feitas com base em informações confiáveis da administração, e não apenas por instinto.

Os principais benefícios da restruturação foram: a criação de uma cultura de aprendizado; uma verdadeira obsessão pela qualidade; o reforço da importância da sustentabilidade.

 

0
0
0
s2smodern