Sistema de alarme antecipado...

Colgate1Os negócios andavam bem para a Colgate-Palmolive na década de 90, tão bem que o diretor-executivo Reuben Mark começou a se preocupar com o que poderia estar errado. Então, ele decidiu instalar um sistema de alarme antecipado para anunciar os problemas antes que explodissem e se transformassem em uma crise.

Algumas pastas vermelhas de plástico transparente eram deixadas todos os dias na mesa do diretor-executivo. Em cada uma delas havia um “relatório de situação”, um formulário que os gerentes regionais preenchiam para detectar problemas de vários tipos, da redução de produção industrial a acidentes de trabalho.

Certo dia, uma pasta relatou o roubo de um dos caminhões de entrega da empresa na República Dominicana. Outro, a descoberta de tubos de creme dental falsificado no mercado sul-africano.

As pessoas podem até achar chato preencher um formulário, mas para melhorar os processos, é fundamental. Afinal, processos fazem o mundo girar! O benefício da Pasta de Más Notícias é o autopoliciamento, pois ninguém vai relatar um problema e não vai fazer nada a respeito.

 

0
0
0
s2smodern