A raiz da criatividade está na infância...

A raiz da criatividade está na infânciaUma pesquisa sobre gênios que moldaram o século XX com sua criatividade, apontou que todos partilhavam uma espécie de entusiasmo infantil na abordagem de seu trabalho. Eles tinham alguma coisa de criança, tanto no sentido de fazer novas explorações, quanto no de admirar-se com as coisas que impressionam as crianças.

Einstein perguntava como seria viajar num raio de luz. Muitas crianças fazem essa pergunta, mas poucos adultos. Picasso se perguntava: “O que acontecerá se apanharmos um objeto e o quebrarmos até fragmentá-lo em inúmeras partes diferentes?” Freud fez perguntas rudimentares sobre sonhos.

Todas as crianças nascem criativas. Todas têm o desejo e impulso de explorar, de descobrir coisas, de tentar, de experimentar modos diferentes de manusear e examinar os objetos. Enquanto crescem, as crianças vão construindo universos inteiros de realidade em suas brincadeiras.

A máquina de lavar é entregue numa caixa de papelão grosso. Durante semanas as crianças brincarão com a caixa, abrindo-a, dobrando-lhes as bordas, inventando e reinventando: uma caverna, um navio, uma estação espacial, uma loja, enfim tudo será, menos uma caixa vazia dentro da qual veio uma máquina de lavar. Acho que está na hora de começarmos a aprender um pouquinho com eles. Esse foi o segredo de sucesso de Einstein e pode ser o nosso também... 

0
0
0
s2smodern