Como dar bons feedbacks…
Feedback é dar retorno das ações realizadas por alguém ou por alguma organização como um todo. Quando o feedback é dado para as pessoas da organização, é fundamental que o mesmo não seja apenas broncas e nem somente elogios.
O feedback deve apontar, sobretudo, as ações necessárias para que ocorram mudanças no comportamento do colaborador e que permitam trazer mudanças e soluções.
Quero compartilhar com você o “checklist” que eu mesmo utilizo para dar feedbacks relevantes às equipes.
1. Prepare-se antes: estude bem o assunto sobre o qual emitirá seu parecer;
2. Faça um roteiro: tenha uma estrutura de feedback, com início, meio e fim, sempre deixando claro que ao final, alguma ação possa ser proposta;
3. Crie um ambiente amigável: para que a pessoa possa se sentir confortável em conversar, mesmo que o feedback tenha o objetivo de correção;
4. Entregue um resumo do que será dito: faça um resumo de tudo o que pretende deixar como sugestão de melhoria, assim como se for um elogio;
5. Use de total sinceridade: faça um resumo de tudo o que pretende deixar como sugestão de melhoria, assim como se for um elogio;
6. Comece pelos pontos fortes: fica sempre mais fácil falar sobre o lado bom e até mesmo mais bem recebido;
7. Dê exemplos reais do desempenho: fale do que foi feito, mostrando a real situação e apontando o caminho de como deverá ser feito daqui em diante;
8. Comente os pontos fracos: eles também fazem parte. Só existe melhora quando pontos negativos são levantados e trabalhados;
9. Auxilie na construção de uma nova expectativa: não basta apenas falar, é preciso agir.
Se você tem algum outro ponto que possa somar a este Checklist, escreva pra mim e vamos continuar ajudando outras pessoas na arte de liderar.