I Parte: Tudo pelo cliente...
Nesta série “Tudo pelo cliente”, quero relatar ações e estratégias capazes de encantar, satisfazer e potencializar vendas. Acompanhe...
Consultores de Venda em ação: quando vamos ao supermercado, frequentemente paramos em frente a uma gôndola e ficamos sem saber que produto comprar. Isso já aconteceu com você? Felizmente algumas empresas já se deram conta do dilema que o cliente passa quando se vê confuso e sem ter ninguém para ajudar. Uma rede de supermercados do Rio possui profissionais especializados pelos corredores. Eles indicam, por exemplo, o azeite certo para determinado tipo de salada ou o vinho ideal para acompanhar um prato específico. Afinal de contas uma compra se torna mais prazerosa quando o cliente recebe imediatamente as informações que deseja sem precisar esperar a chegada do responsável pelo setor.
Laboratório do boca a boca: uma queda de 40% no lucro em 2005 foi o bastante para que a Kraft Foods chegasse à conclusão de que seus lançamentos simplesmente não atendiam às expectativas dos consumidores. Diante disso, a empresa criou um site onde os clientes se cadastram para serem o que eles chamam de "provadores oficiais". O programa é chamado de “primeira prova” e os produtos são recebidos em casa, com o compromisso de publicar no site as impressões, além de poderem comentar dos produtos uns com os outros. Com esta estratégia, a empresa consegue que os produtos quando lançados já cheguem ao público com um boca a boca bem positivo.
A tecnologia como aliada: Quanto mais você conhece seu cliente, mais fácil fica envolvê-lo em "propostas amigáveis" que dificultam a procura pelo concorrente. A tecnologia é uma forte aliada e possibilita que essas propostas individuais sejam institucionalizadas em toda a empresa. Solicite um travesseiro antialérgico em um hotel Ritz-Carlton, e sua preferência se tornará conhecida rapidamente em toda essa cadeia de hotéis.