Resolva as tensões da equipe...

equipeO coronel Stanley Preczewski era instrutor de remo da academia militar americana e enfrentou um problema embaraçoso que se transformou, mais tarde, em "case" na Escola de Administração de Harvard. Por meio de muitos testes, ele desenvolveu critérios para ranquear seus remadores. Ele colocava os oito melhores, a sua equipe dos sonhos, em um barco e os outros oito em outro barco.

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Cuidado com o CEO-Celebridade...

ceoMuitos executivos passam grande parte do tempo proferindo discursos, aparecendo na televisão e sendo entrevistados por jornalistas, apresentando-se com notável carisma e autoconfiança. São brilhantes em inspirar confiança no público, em funcionários e, sobretudo, em investidores.

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Nova lógica de consumo...

consumoA Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica e foi por causa dela que algumas empresas começaram a fazer uso de alguns artifícios para vender mais.

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O que os executivos ensinam...

executivosSteve Ross – Executivo da Time Warner: Lembre-se sempre de que um negócio é pequeno, mas que a vida é longa. Você vai ver todos esses caras o tempo todo, então, o modo como tratá-los, em cada transação individual, deixará uma impressão a longo prazo. Quando fizer acordos, deixe um pouco para que todos fiquem felizes em vez de tentar raspar cada centavo da mesa.

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Sistema de alarme antecipado...

Colgate1Os negócios andavam bem para a Colgate-Palmolive na década de 90, tão bem que o diretor-executivo Reuben Mark começou a se preocupar com o que poderia estar errado. Então, ele decidiu instalar um sistema de alarme antecipado para anunciar os problemas antes que explodissem e se transformassem em uma crise.

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Mesmo não tendo sucesso imediato, persista!

bricklinAntes de iniciar seu mestrado em Harvard, Bricklin trabalhou em uma empresa de informática e conheceu bem o potencial dos computadores. Mas, foi na sala de aula que percebeu uma grande oportunidade de negócio. Ao cometer um pequeno erro no quadro-negro do auditório, seu professor teve um grande retrabalho, ao corrigir manualmente os valores num modelo financeiro.

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E-mail.com eficiência...

envelopeRecebo centenas de e-mails por dia e por isso divido em quatro categorias: os primeiros são os que encaminho a alguém da minha equipe. Os segundos são aqueles em que alguém me fornece uma informação, que depois será encaminhada a alguém com mais instruções. Os terceiros são aqueles que posso ler depois no avião. Os quartos são os que precisam de resposta imediata.

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Se fosse sua empresa, como ela teria agido?

fbiOs franceses frustraram um plano terrorista que pretendia atingir a torre Eiffel com um avião sequestrado. Avisaram ao FBI que um plano semelhante logo seria dirigido a alvos americanos. 

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Quando é preciso mudar de rumo...

celularOs primeiros telefones celulares eram analógicos volumosos, caros e atraíam executivos e profissionais que dependiam da capacidade de fazer e receber ligações quando não houvesse uma linha telefônica disponível.

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Aprendendo com os erros...

erroUma vez li sobre a estratégia que uma empresa desenvolveu para lidar com problemas constantes. Mensalmente ela escolhia o “Erro do Mês”. Em uma reunião do staff, o grupo fazia com que cada um admitisse um erro. Esses erros eram escritos em um quadro branco e votava-se naquele que mais trouxe ensinamentos à empresa. Ao conceder um prêmio ao vencedor, a empresa deixava claro que levava a sério a proposta de livrar-se do perfeccionismo irracional.

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O líder falhou...

ford pintoNa década de 70, um novo colaborador de recall da Ford, ouviu histórias de que o novo carro popular da empresa, o Ford Pinto, pegava fogo quando sofria uma colisão traseira. Quando apresentou o problema para o comitê de recall, porém a falta de evidência de um problema sistemático fez com que seus membros votassem contra o recall.

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Mentir para os clientes é feio...

foto dilettoStorytelling é um novo conceito de marketing que busca encantar o consumidor por uma história que a empresa conta sobre o seu produto ou sobre sua marca. No mundo dos negócios, histórias são usadas para persuadir, evocar sentimentos e impactar pessoas.

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