I Parte: Quer atender bem o cliente: fique longe dele!

Um casal entra numa loja. O vendedor não os conhece. Para fazer um bom primeiro atendimento, você deve dirigir-se para eles, parar a alguns passos de distância, a fim de não invadir-lhes o espaço, e dizer alguma coisa mais ou menos assim:

"Olá. Podem olhar à vontade durante o tempo que quiserem. Se eu puder dar alguma informação, estou aqui justamente para isso".
Depois de dar sua versão de um desses cumprimentos, afaste-se. Isso mesmo afaste-se. Vire-se devagar. Se ficar onde deve, eles poderão facilmente lhe fazer uma pergunta, se quiserem.
Nada mais irritante do que um vendedor sombra: você dá um passo, ele dá um também, você vira ele dá um sorrisinho, tipo: “estou aqui para ajudá-lo”. Não tem coisa mais irritante do que isso.
É curioso o número de pessoas que se dirigem para a porta quando você as pressiona, mas elas perguntarão por um produto ou serviço que vieram procurar quando você lhes fala educadamente e, em seguida, começa a afastar-se. Demonstrando que respeita a privacidade deles, você lhes assegura que podem fazer a pergunta que quiserem sem medo.
Afaste-se. Você fez tudo o que podia, até que essas pessoas iniciem o movimento seguinte que falaremos na semana que vem.

 

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