Você sabia que...

Seu NASCIMENTO foi através de outros;

Seus primeiros BANHOS foram dados por outros;

Leia mais
Aprenda a chamar a polícia...

Eu tenho o sono muito leve e, numa noite dessas, notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente. Liguei para a polícia, falando baixinho...

Leia mais
Um bom samaritano moderno...

Certa vez, eu ia me consultar com um cirurgião que eu não conhecia e o aguardava na sala de espera da clínica médica. Algum tempo depois, chegou um motoqueiro, já de meia-idade, como todas as roupas de um playboy – calca de couro, bota de couro, jaqueta de couro. 

Leia mais
Persistência de uma formiga...

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa.

Leia mais
Quem conquista uma virtude, jamais a perde...

Um jovem advogado que trabalhava num órgão público, em certa ocasião, estava com uma pilha de processos sobre a mesa, quando seu superior entrou na sala, tomou dois daqueles processos e pôs de lado, dizendo-lhe:

Leia mais
Valores imutáveis...

Ao pedir indicações para chegar a certa loja, um amigo recém-chegado me perguntou: É do lado direito ou esquerdo da rua? Eu respondi que dependia de onde ele estava vindo. Se você estiver vindo da fábrica de açúcar, é no lado esquerdo da rua. 

Leia mais
Seja diferente...

Um carpinteiro e seus auxiliares viajavam em busca de material para construções. Viram uma árvore gigantesca; cinco homens de mãos dadas não conseguiam abraçá-la; e seu topo era tão alto que quase tocava as nuvens. 

Leia mais
Estímulo...

Certa tarde, o pai saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e outra de quatro anos.

Em determinado momento da caminhada, Helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava cansada para continuar andando.

Leia mais
Criados para um propósito...

Eu tenho apenas 1,40 m de altura. No jardim de infância, as crianças me provocavam constantemente por causa de minha altura. As palavras maldosas me perturbavam.

Leia mais
Enxergue o valor dos outros...

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim. Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo e por essa razão ninguém se aproximava.

Leia mais
Mais forte em meus joelhos...

Depois de colocar os cinco filhos e todos os nossos pertences na carroça, meu pai ajudou minha mãe a subir no carabao (búfalo d’água) e nos levou de volta para seu compromisso da igreja, cerca de cinco quilômetros, do outro lado do rio.

Leia mais
A procura do caminho certo...

As abelhas orientam-se pela posição do sol. Pensei nisso enquanto estava sentado em nossa barraca, em uma noite, vendo uma abelha presa tentando voltar à sua colmeia da única maneira que sabia. Mas estava escuro lá fora; a luz mais brilhante que a abelha podia ver era a de nossa lanterna. 

Leia mais