Competitivo ou hipercompetitivo?

Para Kotler, num mercado competitivo, o que pode sustentar a posição de mercado é a vantagem competitiva. Num mercado hipercompetitivo, não existe quase nenhuma vantagem competitiva sustentável disponível. 

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Abordagem...

Por incrível que parece a maioria das empresas está perdendo seus clientes pela falha nos pequenos detalhes... Antes que o cliente entre na loja, os vendedores já disparam: "Posso ajudá-lo em alguma coisa?"... E o que o cliente responde? “Não! Estou só olhando." 

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Conheça seu produto e seu cliente...

Esse conhecimento incluirá com­preensão adequada da concorrência e conhecimento superior das quali­ficações que seus compradores precisam ter. Sem tais conhecimentos, de que modo pode você decidir inteligentemente, por você e pela outra pessoa? É impossível. Do conhecimento do produto nasce o dom de trabalhar com clientes daquela maneira eficaz e profissional que se tra­duz em alta renda. 

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Venda Emoção...

Vender, despertando a emoção no cliente, é uma excelente estratégia quando usada corretamente. Para isso, requer atenção, exige disciplina, mas produz resultados. Eis como usá-la: 

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Em busca do sucesso...
Em busca do sucesso...
Em busca do sucesso...

O que é sucesso? Como ele é? O que ele significa para você? A maioria das pessoas tem uma ideia do que o sucesso, talvez elas acreditem que uma pessoa para ser bem-sucedida deva reunir atributos especiais, como estes que li num livro, que afirma que a pessoa de sucesso deve ter:

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Cinema mental...

A técnica do cinema mental, consiste em visualizar-se conseguindo aquilo que deseja, passando por todas as etapas e superando cada uma delas. 

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Meu chefe não me ouve...

Li uma frase bem interessante: “Meu chefe adora ouvir nossa opinião. Ele costuma sempre dizer: Nas nossas reuniões nossos funcionários entram com suas ideias e saem com as minhas”. Em resumo, ele não ouviu nada. De acordo com a pesquisa Gallup, 66% das pessoas se demitem de seus chefes e não da empresa.

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Venda o que o cliente quer...

Quando eu e minha esposa estávamos procurando um novo apartamento, fomos olhar esses condomínios que oferecem uma grande área de lazer. Quando o vendedor foi nos mostrar um apartamento decorado ele disse: “Esse apartamento eu gosto muito, por ser em cima da garagem ele é bem maior”.  Nós perguntamos: “Dá para fechar”? Ele disse: “Não!” E nós respondemos: “Então para nós, não interessa!”

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Meu colega é cheiroso demais...

Roberto era um advogado brilhante, competente e de uma postura profissional exemplar. Só tinha um defeito, usava um perfume extremamente forte. Ele trabalhava no escritório até ao meio dia, só que o escritório ficava “cheiroso” até o final da tarde. Infelizmente ele não conhecia uma das regras básicas da boa convivência no trabalho: perfume não pode chegar antes de você nem ir embora muito depois.

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Emoções positivas...

Você sabe como funciona a emoção em nós? Você vê aquele produto, aquele lançamento que lhe salta aos olhos, aquele produto fora de série. Não há outra razão para possuí-lo que o fato de, de repente, querê-lo. Em seguida, emocionalmente, você fabrica razões, razões urgentes, para consegui-lo.

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Quadro mental...

Dois pesquisadores holandeses fizeram um estudo com dois grupos de estudantes. Eles tinham que responder 42 perguntas, relativamente difíceis, do jogo de tabuleiro.

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Cliente! Eu preciso chamar sua atenção...

Uma pesquisa realizada no ano 2000 concluiu que o mundo produzia naquela época dois exabytes de informação nova e singular por ano. Mais de 393 bilhões de mensagens de e-mails foram enviadas no último século, das quais 10% eram spam. Gasta-se cerca de 60% do tempo no ambiente de trabalho processando docu­mentos, ou enviando e recebendo mensagens. O funcionário médio de es­critório recebe cerca de 220 mensagens por dia em múltiplas mídias. 

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