Abordagem...

Por incrível que parece a maioria das empresas está perdendo seus clientes pela falha nos pequenos detalhes... Antes que o cliente entre na loja, os vendedores já disparam: "Posso ajudá-lo em alguma coisa?"... E o que o cliente responde? “Não! Estou só olhando." 

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Conheça seu produto e seu cliente...

Esse conhecimento incluirá com­preensão adequada da concorrência e conhecimento superior das quali­ficações que seus compradores precisam ter. Sem tais conhecimentos, de que modo pode você decidir inteligentemente, por você e pela outra pessoa? É impossível. Do conhecimento do produto nasce o dom de trabalhar com clientes daquela maneira eficaz e profissional que se tra­duz em alta renda. 

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Vencendo os preconceitos...

Você sabia que a maioria de nós possui, inconscientemente, uma imagem preconcebida sobre a aparência de um líder. Ele “tem” que ser alto, branco e do sexo masculino. Existem no Brasil, quase 84 milhões de homens, agora comece a pensar, quantos líderes você conhece com menos de um metro e sessenta? Isso significa que ser baixo, negro ou mulher é, provavelmente, um empecilho muito grande para o sucesso? Não!

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Em busca do sucesso...
Em busca do sucesso...
Em busca do sucesso...

O que é sucesso? Como ele é? O que ele significa para você? A maioria das pessoas tem uma ideia do que o sucesso, talvez elas acreditem que uma pessoa para ser bem-sucedida deva reunir atributos especiais, como estes que li num livro, que afirma que a pessoa de sucesso deve ter:

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Cinema mental...

A técnica do cinema mental, consiste em visualizar-se conseguindo aquilo que deseja, passando por todas as etapas e superando cada uma delas. 

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Crie seus diferenciais...

Dezenove dias depois da compra da padaria, Allberto Saraiva perdeu seu pai após um assalto. Assumir um negócio cheio de dívidas, levou o jovem a tomar a única decisão que achava mais assertiva. Virou  padeiro, pagou as contas e ainda lucrou com venda do empreendimento.

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Venda o que o cliente quer...

Quando eu e minha esposa estávamos procurando um novo apartamento, fomos olhar esses condomínios que oferecem uma grande área de lazer. Quando o vendedor foi nos mostrar um apartamento decorado ele disse: “Esse apartamento eu gosto muito, por ser em cima da garagem ele é bem maior”.  Nós perguntamos: “Dá para fechar”? Ele disse: “Não!” E nós respondemos: “Então para nós, não interessa!”

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Meu colega é cheiroso demais...

Roberto era um advogado brilhante, competente e de uma postura profissional exemplar. Só tinha um defeito, usava um perfume extremamente forte. Ele trabalhava no escritório até ao meio dia, só que o escritório ficava “cheiroso” até o final da tarde. Infelizmente ele não conhecia uma das regras básicas da boa convivência no trabalho: perfume não pode chegar antes de você nem ir embora muito depois.

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IIª Parte: Qual é a sua idade...

Essa questão de cuidar da mente não deve se restringir apenas à nossa mente, mas também à de nossos clientes. Veja o que algumas empresas já vêm fazendo para deixar seu cliente menos estressado e mais relaxado:

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Quadro mental...

Dois pesquisadores holandeses fizeram um estudo com dois grupos de estudantes. Eles tinham que responder 42 perguntas, relativamente difíceis, do jogo de tabuleiro.

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Cliente! Eu preciso chamar sua atenção...

Uma pesquisa realizada no ano 2000 concluiu que o mundo produzia naquela época dois exabytes de informação nova e singular por ano. Mais de 393 bilhões de mensagens de e-mails foram enviadas no último século, das quais 10% eram spam. Gasta-se cerca de 60% do tempo no ambiente de trabalho processando docu­mentos, ou enviando e recebendo mensagens. O funcionário médio de es­critório recebe cerca de 220 mensagens por dia em múltiplas mídias. 

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Parte: Qual é a sua idade...

Há algum tempo, a média de vida das pessoas era entre 25 e 35 anos. Para você ter uma ideia a Peste Negra, do século XIV, dizimou um terço da população na Europa. A epidemia global da gripe espanhola, de 1918 a 1919, matou 40 milhões de pessoas, mais do que a Primeira Guerra Mundial. 

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