A Importância do saber dar feedback...
Feedback é dar retorno das ações realizadas por alguém ou por alguma organização como um todo. Quando o feedback é dado para as pessoas da organização, é fundamental que o mesmo não seja apenas broncas e nem somente elogios.
O feedback deve apontar, sobretudo, as ações necessárias para que ocorram mudanças no comportamento do colaborador e que permitam trazer mudanças e soluções.
Quero compartilhar com você o “checklist” que eu mesmo utilizo para dar feedbacks relevantes às equipes.
1. Prepare-se antes: Estude bem o assunto sobre o qual emitirá seu parecer
2. Faça um roteiro. Tenha uma estrutura de feedback, com início, meio e fim, sempre deixando claro que ao final, alguma ação possa ser proposta;
3. Crie um ambiente. Um ambiente amigável é fundamental para que a pessoa possa se sentir confortável em conversar, mesmo que o feedback tenha o objetivo de correção
4. Entregue um resumo do que será dito. Faça um resumo de tudo o que pretende deixar como sugestão de melhoria, assim como se for um elogio
5. Use de total sinceridade. Faça um resumo de tudo o que pretende deixar como sugestão de melhoria, assim como se for um elogio
6. Comece pelos pontos fortes. Fica sempre mais fácil falar sobre o lado bom e até mesmo, mais bem recebido;
7. Dê exemplos reais do desempenho Fale do que foi feito, mostrando a real situação e apontando o caminho de como deverá ser feito daqui em diante
8. Comente os pontos fracos. Eles também fazem parte. Só existe melhora quando pontos negativos são levantados e trabalhados
9. Auxilie na construção de uma nova expectativa. Não basta apenas falar, é preciso agir
E você, coloca essas ações em prática ao realizar feedback? Conta para mim nos comentários.