II Parte: O ambiente das vendas...
2. Iluminação:
Num estudo, psicólogos fizeram experiências com a mudança da iluminação em dois mostruários de varejo. Eles instalaram uma iluminação adicional no teto que poderia ser controlada independentemente da iluminação principal da loja.
Através de filmagens feitas com os clientes das lojas, os psicólogos gravaram a quantidade de tempo que as pessoas passavam na frente da vitrine, o número de itens que elas tocavam e o número de itens que compravam. Descobriram que os consumidores que paravam diante dos mostruários, gastaram muito mais tempo observando-os quando a iluminação adicional era ligada.
É um fato comprovado. Os níveis de luz têm efeito sobre a química do cérebro: a luz regula o relógio biológico e está associada com a liberação de serotonina, que desempenha importante papel na regulação do humor, da raiva e da agressão.
Já cansei de ver lojistas que desligam algumas lâmpadas durante o dia para economizar. Será que a quantidade de venda perdida é maior que a economia de alguns reais?
3. Arquitetura:
Dois professores de Marketing montaram quatro salas idênticas, com exceção da altura do pé-direito, que ficou entre 2,5m e 3m. Os professores deram aos participantes tarefas distintas, que exigiam diferentes tipos de processamento mental. Eles analisaram os resultados e descobriram que as pessoas em salas com pé-direito mais alto apresentaram melhor desempenho. Nenhum dos participantes foi informado de que a altura do pé-direito era o foco do estudo.
A conclusão que eu tiro desse estudo é que as pessoas raciocinam melhor em lugares amplos. Então, quando for projetar a sua loja ou empresa, leve essas informações a sério.