Netshoes uma empresa totalmente ONLINE...

logo-netshoesDizem que os armênios não têm antepassados, mas "antessapatos". Por isso foi natural para Márcio Kumruian, filho de armênios, abrir uma primeira loja. Quando abriu sua segunda, os custos aumentaram e as vendas não, por isso teve que fechar logo depois. Como não tinha lugar para armazenar os sapatos e tênis, aderiu a um programa de um banco e começou a vender pela internet por meio de uma página do próprio banco. Foi aí que ele criou gosto pelo comércio eletrônico.

Em 2005, os tênis esportivos estavam vendendo mais do que os sapatos tradicionais, Kumruian, fechou a loja e transformou a Netshoes numa empresa 100% online de artigos esportivos. Quando anunciou a decisão aos parentes, o tio achou que o sobrinho tinha quebrado de novo.

Com as empresas líderes oferecendo frete grátis, pagando seus fornecedores em 60 dias e parcelando em 12 vezes para os clientes, não demorou muito para entrarem em crise. Com as grandes em dificuldade, abriu espaço para os novos.

A Netshoes foi cautelosa no parcelamento, foi a primeira a cobrar frete e oferecer uma troca grátis. Disponibilizou um grupo de professores de educação física em seu serviço de call center para que essa troca fosse correta. Essa novidade agradou a clientela, já que a maioria das empresas de comércio eletrônico terceirizavam seu atendimento para operadoras de call center, daquelas que gostam de enlouquecer o cliente.

Quanto a Netshoes começou suas atividades, dois dos maiores concorrentes faturavam 113 vezes mais que ela. Mas, em pouco mais de 10 anos, essa desproporção foi diminuindo e hoje, é apenas 4,5 vezes. Isso demonstra que a estratégia da Netshoes tem dado certo.

 

0
0
0
s2smodern