O que torna uma empresa especial?
Em todas as empresas em que faço palestra, a grande maioria dos executivos que converso dizem que focam suas atenções em seu pessoal, pelo fato de que hoje em dia, na grande maioria dos produtos, os preços e a margem de lucro ficarem em torno de centavos. As reuniões anuais dos funcionários têm “aparentemente” demonstrado esse interesse, sempre em hotéis bons, boa comida e muita diversão.
Agora, quer saber se a empresa realmente se interessa pelos funcionários, observe os locais que são dedicados a eles:
Vestiários: a maioria dos vestiários cheira mofo, as paredes estão descascadas e com rachaduras, a iluminação péssima com lâmpadas penduradas pelo fio de eletricidade e bancos desconfortáveis. Vá alguns minutos antes da loja abrir, e veja como as mulheres se arrumam, estão se acotovelando para conseguirem um espaço, na tentativa de encontrar um pedaçinho de espelho para se maquiar.
Caixas: cadeiras e mesas que não levam em conta a parte ergonômica, poderão desenvolver LER (Lesão por Esforço Repetitivo), além de problemas de coluna e má circulação das pernas. Muitas vezes os clientes percorrem uma loja inteira sem ter contato com ninguém, o operador de caixa é o único que realmente terá algum contato com o cliente. Para isso ele tem que estar bem. Para ver se o espaço dedicado a ele está lhe afetando negativamente, compare quanto tempo ele leva para passar alguns produtos às dez horas e às cinco da tarde.
Banheiros: com espelhos pequenos, sujos, com lixos transbordando e com um cheiro insuportável. É nesse ambiente, que mais parece um barracão de exército, que o serviço de atendimento ao cliente começa o seu dia.
Certamente não é preciso contratar uma babá nem um massagista para os empregados, mas apenas dedicar um mínimo de atenção e cuidado aos bastidores. A atenção que você dá aos seus funcionários é a atenção que eles darão aos seus clientes.