Os passos para vencer conflitos no trabalho...

Não revele informações confidenciais: quando estamos no meio de uma discussão ou conflito, é natural citarmos as opiniões, impressões e afirmações de outras pessoas para fortalecer nossos argumentos. Revelar, durante uma discussão, coisas que nos foram ditas em segredo significa trair essa confiança. Trair a confiança de outra pessoa, durante uma discussão, causa prejuízos duradouros à sua própria reputação e a dos seus relacionamentos.

Não responda com a mesma moeda: muitas discussões e conflitos são causados por imaturidade e não levam a na¬da. Se alguém insultar você ou colocar em dúvida seu caráter, não responda da mesma forma. Se você res¬ponder a um tolo, se tornará também um tolo. Desmascare os argumentos sem ofender. Se não for receptivo, simplesmente vá embora. Deixe que ele sofra as consequências da própria tolice.

Nunca prolongue uma discussão: numa discussão, todos querem ter a última palavra ou dar o golpe final. Sem lenha, o fogo se apaga; sem difamador, acaba-se a briga. Então, use um tom de voz brando, palavras gentis para apaziguar a tensão e o conflito. Quanto mais se atiça uma discussão, maior ela fica e mais danos causa. Então, pare de jogar lenha na fogueira e cesse a discussão.

Presente inesperado: Dois sócios tiveram seus ânimos alterados na apresentação de um projeto. Um deles ficou com muita raiva. No dia seguinte, quando ele chegou no trabalho encontrou sobre a mesa um presente com um cartão que dizia: "Desculpe, não gostei do que fiz, e você não merece". Imediatamente sua rai¬va desapareceu e eles voltaram a ser amigos. Não precisa ser necessa¬riamente um presente, um simples bilhete ou um e-mail com um pedido de desculpas já é o suficiente para acalmar os ânimos.

 

 

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