Redirecione sua atenção...
Toda vez que você tenta bloquear um pensamento, você o empurra mais para o fundo de sua memória. Resistindo na verdade você o fortalece. Quanto mais você combate um sentimento, mais ele se fortalece e controla você.
Você já assistiu a um anúncio de comida na televisão e de forma súbita sentiu-se faminto? Já viu alguém dando um grande bocejo e sentiu o impulso de bocejar? Esse é o poder da sugestão. Movemos-nos para onde dirigimos nossa atenção. Quanto mais você pensa a respeito de alguma coisa, com mais força ela se apodera de você.
É por isso que ficar repetindo “Eu preciso parar de comer tanto... ou parar de fumar...” é uma estratégia contraproducente. Ela o matém concentrado no que você não quer. É como anunciar: “Nunca vou fazer o que minha mãe fez”. Dizendo isso, você está apenas se programando para repetir o que foi feito.
A preocupação começa capturando sua atenção. O que capta sua atenção desperta suas emoções. Então, suas emoções ativam seu comportamento e você age baseado no que sente. Quanto mais você se concentrar em “eu não quero fazer isso”, com mais força isso o aprisionará em sua teia.
Uma preocupação, sempre começa com um pensamento, a forma mais rápida de neutralizar é desviar sua atenção para outra coisa. Esse é o principio da substituição. Não combata o pensamento, apenas mude o canal de sua mente e concentre seu interesse em outra ideia. Seja seletivo. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Esse é o primeiro passo para derrotar suas preocupação.