Roberto Goizueta: construindo um legado...
Em 1997 um dos melhores líderes empresariais do mundo morreu. Seu nome era Roberto Goizueta, presidente da Coca-Cola Company. Em um discurso que fez para o clube de executivos de Chicago, alguns meses antes de sua morte, Goizueta fez a seguinte afirmação:
“Há um bilhão de horas, a vida humana apareceu na terra. Há um bilhão de minutos, surgiu o cristianismo. Há um bilhão de segundos, Neil Armstrong pisou na lua. Um bilhão de Coca-Colas vendidas!! Isso...foi ontem pela manhã. O que nos perguntamos agora é: “O que fazer nesta manhã para repetir esse evento de um bilhão de coca-colas vendidas?”
O legado deixado para a empresa por Goizueta foi incrível. Quando assumiu a Coca-Cola, no ano de 1981, a empresa valia 4 bilhões de dólares. Sob sua liderança, esse valor subiu para 150 bilhões de dólares.
Trata-se de um aumento de 3.500%, o que fez com que a Coca-Cola se tornasse a segunda empresa mais valiosa dos Estados Unidos, à frente de fabricantes de automóveis, de indústrias petrolíferas, da Microsoft, da Wal-Mart. A única empresa mais valiosa na época, era a General Eletric. Em virtude disso, muitos acionistas da Coca-Cola ficaram milionários ao longo do tempo.
Entretanto, ações de valores tão elevados como esta, não constituíram o mais importante legado deste grande líder, pelo contrário, o importante foi a forma como ele deixou esse legado. Deste que assumiu a presidência em 1981 Goizueta se preocupou em escolher, desenvolver e preparar a pessoa que assumiria o posto Nº 2 da empresa.