Vendas: Necessidades dos Clientes...
Um princípio básico do Marketing é: “descubra necessidades e preencha-as”. Como as empresas descobrem as necessidades das pessoas? Entrevistando e escutando os clientes e depois desenvolvendo soluções adequadas para cada caso. Como hoje restam poucas necessidades que já não tenham sido identificadas e atendidas, o jeito é criar novas necessidades.
Veja esses exemplos:
Carros: As tendências também criam novas necessidades. A regressão etária desperta o interesse dos mais velhos se sentirem e parecerem mais novos e isso faz aumentar o consumo de produtos como carro esportivos, cirurgias plásticas e exercícios físicos.
Eletrônicos: Akio Morita da Sony disse certa vez: “Não suprimos mercados. Criamos mercados”. Este pensamento nos permite entender que os consumidores jamais pensaram em gravadores e câmeras de vídeo, maquinas de fax, computadores manuais, wallkman, palmtop, vídeo-games, TV LCD, dentre tantos outros, até que estes produtos foram lançados no mercado.
Cosméticos: As vezes, certas crenças precisam ser destruídas. Muitas necessidades são obscurecidas pela percepção limitada que as empresas têm com relação aos seus clientes. A indústria de cosméticos é um exemplo. Durante anos as mulheres usaram maquiagem apenas para se tornarem mais atraentes para os homens, ao passo que hoje, muitas pessoas usam tais produtos para cuidar de sua pele.