Você utiliza a Técnica da Recomendação?
Se o seu chefe e os seus clientes estão satisfeitos com o seu trabalho é importante tirar proveito disso. Clientes contentes podem, devem ser e muitas vezes querem ser úteis.
Independente de você gostar ou não das propagandas de televisão, rádios e jornais que usam testemunhos, recomendações e endossos do homem e da mulher na rua, é evidente que as grandes empresas acham que isso funciona e é eficaz, do contrário não gastariam milhões por ano nesses tipos de comerciais. Acho que eles não pagariam uma fortuna para as celebridades recomendarem seus produtos, se não lhes dessem lucro.
Qualquer e-mail recebido pode fazer parte da sua coleção de recomendações e serve de valioso instrumento. Tudo o que você disser ao seu cliente faz parte da sua argumentação verbal. Suas cartas têm muito mais credibilidade do que você possa dizer. LEMBRE-SE: as pessoas acreditam mais no que veem do que no que ouvem. Eu mesmo utilizo esses testemunhais em minhas propostas que envio aos meus futuros clientes.
É fácil conseguir as recomendações. Pergunte a seu cliente se ele está gostando do serviço prestado? Se a resposta for afirmativa, peça a ele para escrever uma carta de recomendação. Talvez 90% das pessoas diriam que sim e 50% realmente escreveriam a carta. Você se sentiria satisfeito em poder ajudar e se sentiria lisonjeado pelo respeito demonstrado por sua opinião.
As recomendações servem tanto quando você está atendendo um cliente, como para você conseguir uma entrevista ou até mesmo quanto você estiver à procura de emprego, pois vão confirmar que o seu trabalho foi valioso e compensador na empresa onde estava antes e demonstra que você faz a diferença por onde passa.