Como resolver os Conflitos...
Talvez o maior obstáculo a um “conflito amistoso” seja a bem conhecida trave que parece estar alojada em seu olho. Tal visão deficiente distorce, inevitavelmente, nossas relações com as pessoas. Aqui estão algumas dicas que considero úteis para manter o julgamento fora do conflito:
1. Avalie sua motivação: você está levando este caso para ajudar ou para magoar? A reflexão é o melhor meio de avaliar nossos motivos.
2. Avalie sua atitude: concentre-se na forma do “eu”, expondo francamente como se sente. Ela evita a forma do “você”, que inevitavelmente pode melindrar e soar como condenação. Há um mundo de diferença entre dizer: Realmente não gosto de chegar atrasado, posso fazer qualquer coisa para ajudar?” e “Você sempre nos faz atrasar!”
3. Confira as circunstâncias: Escolha um tempo, lugar e ambiente apropriado. Não confronte seu esposo(a) no momento em que ele(a) esteja entrando em casa depois de um dia de trabalho árduo, na hora da refeição ou diante de outras pessoas.
4. Esteja pronto para engolir: algumas vezes, discutir com alguém pode significar um “tiroteio”. A pessoa pode ter algum “golpe” imprevisível que queira aplicar em você quando uma questão for levantada. Se você espera que outros o ouçam, compreendam e acatem seu ponto de vista, esteja pronto para proceder da mesma maneira.
5. Prenda-se a uma única queixa: não reuna uma série de queixas para apresentá-las de uma vez. Um bom sinal de advertência é encontrar-se dizendo ou ameaçando dizer: “E outra coisa...”
6. Focalize o comportamento e não o caráter: os conflitos não deve converter-se em agressão ao caráter alheio. Digamos que você tenha necessidade de falar sobre gastos limitados a um determinado orçamento. Fale sobre a disponibilidade financeira e as despesas necessárias, em vez de chamar seu par de gastador(a). Evite atacar a pessoa e lembre-se de usar a expressão “eu”. Diga: “Penso que podemos evitar o furo no orçamento fazendo...” e não: “Você sempre ultrapassa as despesas antes do fim do mês!”.