Abraham Lincoln
A maioria dos presidentes das décadas anteriores escolhia aliados para o Gabinete. Lincoln adotou um procedimento oposto. O que ele estava dizendo era: “Meus adversários são os homens mais fortes do país. Não tenho o direito de privar a nação dos seus serviços”.
Quando Lincoln estava zangado com seus adversários, tinha a tendência de escrever o que chamava de “carta quente”. Depois de escrever, colocava de lado, esperava a poeira baixar e nunca enviava.
Franklin Roosevelt
Roosevelt não apreciava as longas filas de recepção que, frequentemente, precisava aturar na Casa Branca. Ele reclamava que ninguém realmente prestava qualquer atenção às palavras ditas durante os cumprimentos. Um dia, ele decidiu fazer uma experiência.
A cada pessoa da fila para apertar a sua mão, murmurava: " Matei minha vó hoje de manhã ". Os convidados respondiam com frases como: "Maravilhoso!", "Continue assim", "Deus o abençoe, senhor".
A experiência foi bem-sucedida ao provar sua teoria. E também provou uma triste realidade: frequentemente, não escutamos com atenção.