E-mail.com eficiência...
Recebo centenas de e-mails por dia e por isso divido em quatro categorias: os primeiros são os que encaminho a alguém da minha equipe. Os segundos são aqueles em que alguém me fornece uma informação, que depois será encaminhada a alguém com mais instruções. Os terceiros são aqueles que posso ler depois no avião. Os quartos são os que precisam de resposta imediata.
E-mails são muito fáceis de serem mal compreendidos. Gosto da ideia de não responder alguns tipos de e-mails, tais como estratégias importantes que serão tomadas ou a inclusão de algum processo. Por isso, ao invés de escrever, a minha dica é enviar mensagens de voz, explicando exatamente o que pensa e o que quer. Assim o destinatário não tenta ler aquelas famosas…”entrelinhas". Afinal um dos principais itens da liderança é a clareza.
Agora, para aqueles que ainda não usam, segue o desabafo de uma secretaria para refletir. “Meu chefe é um dinossauro! Disseram que ia facilitar nossas vidas. E-mail em vez de papel, mensagem de voz, computadores. Mas, o incompetente do meu chefe se recusa a aprender, então preciso fazer tudo das duas maneiras, a antiga e a nova. Estou imprimindo, grifando com caneta amarela. Estou trabalhando dez vezes mais e produzindo a metade. Que “upgrades" os dinossauros deveriam ter realizado para sobreviver às mudanças das condições do mundo?”