Entenda como agem os perdedores...

A maioria das relações interpessoais se transformou em um jogo, no qual alguns conseguem o sucesso às custas da outra. Nesses casos, o ganha-perde pode sair muito cara para ambos os lados, gerando sempre algum tipo de ressentimento.

Como exemplo, procure lembrar como se sentiu quando seu cliente mais importante ameaçou cancelar o contrato com sua empresa. Qual foi a sua reação? Quais foram seus sentimentos em relação à outra pessoa?

Para responder à estas perguntas, listei alguns tipos mais comuns de comportamento de defesa:

1º Lutar

Neste caso a reação vem em forma de vingança. Quantas pessoas boicotam informações prejudicando uma negociação. Deixam de dar um recado importantíssimo de um cliente. Atrasam relatórios para prejudicar outro departamento ou ainda, ficam sem conversar durante dias. Estes são alguns tipos de reação, mas existem outras formas sutis e manipuladoras das pessoas reagirem.

2º Fugir

Nesta opção existe o abandono à relação, seja mental ou fisicamente. Em casos extremos você sai da empresa ou evita completamente a outra pessoa. Várias pessoas abandonam uma relação mentalmente, mas não fisicamente e acabam parecendo pessoas mortas andando pelos corredores das empresas.

3º Desistir

Entrega os pontos porque não tem outra escolha ou não deseja se incomodar. Seja qual for à razão você concorda ou anula suas ideias. Essa decisão tem como maior consequência a derrota da sua própria autoestima.

Quando você entra em um jogo por querer ou porque alguém o colocou lá, o que você deverá fazer para que os relacionamentos não sejam danificados? Faça concessões em favor da harmonia. Fazer concessões não significa negar o que é certo ou errado; significa simplesmente admitir que ambas as partes possam estar, em partes certas e em partes erradas. Se você tiver a harmonia como fim, então a concessão é o meio.

0
0
0
s2smodern