I Parte: Da genialidade a ingenuidade...

Pelo fato de apresentar maior imunidade ao ruído, uma página importante na História das Telecomunicações foi o desenvolvimento da FM. Depois de lutar toda sua vida pela FM, sem sucesso, esgotado, falido e desapontado, Armstrong cometeu suicídio, encerrando a luta de um dos maiores Engenheiros de todos os tempos.

Farnsworth foi o primeiro inventor a transmitir uma imagem de televisão. Apesar de ter ganho uma patente pelo seu tubo de imagem de dissecção, ele perdeu mais tarde batalhas de patentes para RCA. Jamais recebeu um centavo dos milhões de dólares em royalties prometidos pela empresa de eletrônicos que mais lucrou com a invenção da televisão.

Apesar da inquestionável genialidade desses ho­mens e de suas inestimáveis contribuições a comunicação de massa, nenhum deles lucrou substancialmente com as próprias invenções. Como isso pode acontecer? Embora esses ho­mens fossem gênios do mundo das ciências, no mundo comercial eram muito ingênuos.

Ambos foram traídos por pessoas em quem confiavam. Farnsworth recebeu de braços abertos um cien­tista enviado pela RCA e mostrou-lhe como construir um dos principais componentes do aparelho. Ele estava convicto da "honra entre os homens de ciência". O cientista Zworykin roubou sua tecnologia e, anos depois, foi exaltado como inventor da televisão. Também Armstrong foi traído pelo presidente da RCA, a empresa em que tinha confiado.

 

0
0
0
s2smodern