Identifique um filão para o seu negócio...

foto louis vuittonFilho de uma família pobre de carpinteiros Louis Vuitton nasceu na Suíça. Com 14 anos, viajou 400 km a pé até Paris com o objetivo de aprender como trabalhar com madeira. Logo, o jovem Vuitton foi contratado como aprendiz de um fabricante de baús de viagem.

Alguns anos depois o destino de Louis Vuitton começou a mudar quando para cada viagem do imperador francês Napoleão III, ele era levado ao seu belíssimo palácio para embalar as bagagens da imperatriz Eugênia.

Vuitton percebeu ali uma oportunidade de negócio. Sua empresa veio solucionar grandes problemas da época. A chegada dos trens e barcos, possibilitou a viagem de centenas de pessoas e com isso trouxe um grande problema na hora do desembarque, pois todas as bagagens eram iguais e isso causava uma enorme confusão.  E por isso ele teve a ideia de inserir nas malas, sua assinatura. Depois, fabricou baús com tampa reta, antes era abaulada para não acumular chuva nas viagens de carruagem, o que atrapalhava o empilhamento nos navios. Seguindo o novo conceito de bagagem moderna, criou um tecido altamente resistente para substituir o couro e que podia ser tingido de várias cores.

Como ele era fornecedor das bagagens da Imperatriz, para quem produziu uma série completa de viagem, sua marca teve grande visibilidade. Acredito que ele tenha sido um dos pioneiros a utilizar uma “celebridade para divulgar uma marca”. Vuitton viu nos nobres um público ansioso por consumir luxo de qualidade. Nascia aí uma das grifes mais desejadas do mundo.

 

0
0
0
s2smodern