II Parte: Como uma pessoa realiza atividade de compras?
Sentindo: da mesma forma que um bebê recém-nascido reconhece o cheiro de sua mãe, os clientes também podem estabelecer laços íntimos com certos aromas que se tornam muito característicos a determinados produtos.
Portanto, o aroma é a uma grande ferramenta utilizada pelo marketing. Alguns produtos, lojas, empresas têm o "aroma" como marca. Por exemplo, temos supermercados que espalham cheiro de pão por toda a loja. A Play-Doh, massa de modelar infantil ou xampu para bebês da Johnson & Johnson com seus aromas bem próprios. Já algumas lojas de roupas infantis costumam canalizar talco para bebê através dos dutos de ar, apenas para lembrar aos clientes o cheirinho de criança.
Mas, se você ainda não acreditando nisso, então, experimente ir a um local aonde o produto não esteja muito associado a cheiro, tato ou qualquer outra experiência sensorial: uma livraria, por exemplo. Você verá clientes afagando, esfregando, levantando e experimentando o produto de outras formas, uma vez que o produto não apresente nenhum atributo físico atrativo, a não ser, talvez, o tamanho da fonte ou a cor da capa. Ainda assim, tocar, sentir é algo quase incontrolável.
Clientes deveriam poder sentir, cheirar os produtos, mesmo que seu cheiro não tivesse nada a ver com seu propósito, pois muitas vezes, o uso do produto nada tem a ver com a forma como foi experimentado.