III Parte: Sucesso é igual a preparo...

O exemplo de Bill Gates: Na escola onde Bill Gates estudava em 1968, o clube de informática investiu U$3 mil num computador ultramoderno. Foi quando ele começou a programar em tempo compartilhado e não pelo sistema trabalhoso dos cartões perfura­dos.

Daquele momento em diante, Gates passou a viver numa sala de computador. Quando o dinheiro da escola acabou, Gates e seus amigos encontraram uma empresa que ofereceu tempo de programação grátis nos fins de semana, mas em troca eles teriam que testar programas de software da empresa. Depois da aula, ele ia para a empresa e ficava elaborando programas até altas horas da noite.

Depois que a empresa faliu, eles descobriram a ISI, uma empresa que também concordou em oferecer tempo de computador grátis, mas nesse caso eles teriam que desenvolver um software de automatização de folha de pagamento. Num período de sete meses em 1971, Gates e seus colegas acumularam 1.575 horas de computador no mainframe da ISI, uma média de oito horas por dia, sete dias por semana.

Depois da falência da ISI, eles foram para a Universidade de Washington. O computador ficava ligado 24 horas, com um período ocioso entre três e seis da manha, Gates saia escondido à noite de casa, depois de já ter ido para a cama. Anos depois, a mãe dele disse: "Sempre estranhamos por que era tão difícil para Bill se levantar de manhã."

Uma empresa de tecnologia assinou um contrato para criar um sistema de computadores para uma enorme usina de energia e precisavam desesperadamente de programadores. Indicado pelo ex-sócio da ISI, Gates agora no último ano do segundo grau, conseguiu convencer seus professores a deixá-lo trabalhar sob o pretexto de realizar um projeto de estudo independente.

E o que todas essas oportunidades tiveram em comum? Elas deram a Bill Gates tempo extra para praticar. Quando deixou Harvard após o segundo ano para criar sua própria empresa de software, Gates vinha programando sem parar por sete anos con­secutivos e havia ultrapassado 10 mil horas de programação.

Pergunto: Quantos adolescentes você acha que tiveram e aproveitaram esse mesmo tipo de preparo?

 

0
0
0
s2smodern