IV Parte: Sucesso é igual a preparo...
A conclusão:
Na realidade, os pesquisadores chegaram ao que acreditam ser o número que revela a verdadeira excelência: 10 mil horas. Eles dizem que são necessárias 10 mil horas de prática para se atingir o grau de habilidade pertinente a um expert fora do comum em qualquer atividade.
Estudo após outro, esse número sempre ressurge. Dez mil horas equivalem a cerca de três horas por dia, ou 20 horas por semana, de treinamento durante 10 anos. É claro que isso não explica porque alguns indivíduos se beneficiam de suas sessões de preparação mais do que outros. Mas ninguém encontrou ainda um caso em que a excelência de nível extraordinário tenha sido alcançada em um prazo menor.
Parece que o cérebro precisa desse tempo para assimilar tudo o que é necessário para atingir a verdadeira habilidade. Mas o que de fato distingue as histórias dessas pessoas não é o seu talento fantástico, e sim a forma que agarraram essas oportunidades extraordinárias que tiveram.
Os Beatles receberam convite para tocar em Hamburgo e sem essa experiência, a banda poderia perfeitamente ter tomado outro rumo. Bill Gates entende a sorte que teve por estar estudando naquela determinada escola em 1968. Essas duas histórias foram favorecidas por alguma oportunidade incomum: golpes de sorte e muito preparo não costumam ser exceção entre bilionários de sucesso, pelo contrário, parecem constituir a regra.