Liderança atenta...
Num curso de formação de líderes, quando solicitado aos alunos que apontassem as várias habilidades que um líder necessita para ter sucesso, umas delas dizia respeito ao saber ouvir!
Se a ideia de que ouvir é uma aptidão vital para os líderes de hoje, então por que é tão difícil achar pessoas que entendam nosso ponto de vista?
O homem de negócios médio passa normalmente cerca de 40% do seu dia ouvindo. Uma pequena melhora na eficácia ao ouvir vai melhorar uma boa parte do seu dia de trabalho.
Grande parte da comunicação, durante uma conversação, ocorre através do tom de voz e da linguagem corporal (os estudos a este respeito são limitados. Basta dizer que muito do significado é comunicado por meios não verbais). A sintonização de indicações não verbais pode ampliar muito sua compreensão dos significados ocultos numa conversação.
Infelizmente, a humildade tende a diminuir com o aumento do sucesso da pessoa. Como disse o consultor Fred Brow: “Quando você está no topo do seu jogo, tende a deixar de ouvir”. Então, os líderes têm que se esforçarem para terem certeza de que estão ouvindo tão bem o cliente ou os seus colaboradores de hoje quanto os ouviam há anos atrás.