O líder que escuta...
O fundador do Walmart não era um amante da tecnologia. Era um homem simples e com os pés no chão. Porém, em 1983, quando seus subordinados propuseram um investimento de 24 milhões de dólares em um negócio que envolvia o espaço sideral, ELE ESCUTOU.
O gerente de informática deu a ideia de construir uma rede de satélite privada. Era uma ideia inovadora. Porém, havia dois pontos a serem considerados:
- Contato: Sam Walton gostava de visitar pessoalmente cada loja. No entanto, o número crescente de lojas tornava isso cada vez mais difícil. Um sistema de satélite o permitiria estimular conversas, a qualquer hora, com seus sócios.
- Dados: O satélite permitiria saber sobre o andamento de um estoque, verificar as vendas do dia de determinada loja e até verificar se um produto estava parado nas prateleiras.
Depois de quatro anos, a maior rede de satélites privada deu ao Walmart uma enorme vantagem de informação e o poder de combinar tamanho e velocidade. Antes mesmo da conclusão do sistema, as vendas do Walmart foram de 8 bilhões, dez anos depois 93 bilhões, vinte anos depois alcançou a estratosfera de 288 bilhões de dólares, um número sem precedente histórico.