Instale uma cordinha na sua empresa...

oportunidadesNa década de 80, uma das fábricas da GM tinha desempenho tão ruim que a direção da empresa resolveu fechá-la. Como ela tinha o terreno e máquinas, teve a ideia ousada de procurar sua concorrente, que vinha se destacando justamente pela produtividade e administração eficiente, a Toyota.

A primeira ação da Toyota foi investir em treinamento. Os japoneses passaram a seguinte mensagem: “Queremos que vocês nos digam como fazer melhor. Sempre que identificarem um problema na produção, como evitar desperdício, queremos que puxem essa cordinha que circunda toda a fábrica.

Os trabalhadores, desconfiados, continuaram fazendo o que sempre fizeram até que um deles puxou a tal cordinha. Dois japoneses perguntaram qual era a sugestão. Ouviram com atenção, em pouco tempo a adotaram. Todo mundo viu que os orientais estavam falando sério. E a equipe se sentiu motivada a contribuir.

Depois de meses, a "joint venture" havia superado todas as expectativas. Em um ano, mais de 8 mil sugestões foram dadas. A produtividade disparou. Os carros passaram a ser montados na metade do tempo. Os defeitos caíram de 12 para apenas um. Em menos de dois anos, a fábrica estava entre as mais produtivas da GM.

 

0
0
0
s2smodern