Psicologia das vendas...
Perfume: essa é a lógica que está por trás da atração que o cheiro de pipoca do cinema ou o perfume de uma loja exercem sobre os consumidores. O cérebro fica inundado por dopamina, substância responsável pela sensação de prazer. Quando o estímulo chega ao córtex, região responsável pela razão, a compra já aconteceu. As pessoas não são loucas por produtos, mas sim pelo ato da compra. Tanto que é comum, ao chegarem em casa, se arrependerem de ter comprado.
Hormônio Masculino: quando está em alta pode levar, até mesmo, o mais planejado dos homens a tomar decisões precipitadas por se sentir confiante. Um bom exemplo são os agentes que trabalham na bolsa de valores. A tendência é pensar neles como extremamente racionais e aptos a fazer o melhor investimento. Uma pesquisa, no entanto, mostra que quando os níveis de testosterona estão elevados, a tendência é fazer investimentos mais arriscados.
Última chance: o sucesso das promoções relâmpago e das edições limitadas está em trabalhar com a noção de escassez do produto. Apesar dos preços se alterarem constantemente em função de promoções, estas estratégias criam a sensação de urgência. O Black Friday é um bom exemplo disso, por gerar uma correria para comprar. As pessoas chegam a abraçar uma geladeira, apesar de o produto continuar existindo no dia seguinte.