Resolva as tensões da equipe...

equipeO coronel Stanley Preczewski era instrutor de remo da academia militar americana e enfrentou um problema embaraçoso que se transformou, mais tarde, em "case" na Escola de Administração de Harvard. Por meio de muitos testes, ele desenvolveu critérios para ranquear seus remadores. Ele colocava os oito melhores, a sua equipe dos sonhos, em um barco e os outros oito em outro barco.

O problema é que a equipe de juniores venceram dois terços do tempo. O barco da equipe dos sonhos estava cheio de ressentimentos sobre quem estava contribuindo mais, ao passo que os juniores, sentindo que não tinham nada a perder, apoiavam uns aos outros com alegria.

Um dia, Stanley dividiu a tripulação do primeiro barco em quatro pares. Ele disse a eles que lutassem, sem murros, por 90 segundos. Não houve vencedores evidentes: cada homem descobriu que o oponente era tão forte e determinado quanto ele mesmo. Depois trocou os oponentes e os fez disputar novamente. Por fim, um dos remadores começou a rir, e todos se empilharam numa luta generalizada. Desde então, o barco da equipe dos sonhos voou.

Você provavelmente não pode mandar que uma equipe de executivos lute, mesmo que isso seja tentador. Mas, colocar as tensões para fora e resolvê-las é um dos trabalhos mais importantes do líder.

 

0
0
0
s2smodern