Você conhece seus clientes?
Embora não seja possível descobrir tudo sobre alguém em encontros rápidos de negócios, as pessoas que atingem a excelência no que fazem são as que aproveitam cada momento com o cliente para aumentar seu conhecimento. Elas vão além da rotina e acrescentam uma nova dimensão ao banco de dados de cada cliente, com dicas que vão desde a área de atuação e suas preferências, até hábitos pessoais.
Listei algumas informações que considero fundamentais saber sobre cada cliente. Saiba quais são elas...
• O que ele faz nos fins de semana;
• Como vão seus filhos;
• Qual e seu atleta preferido;
• Quem ele acha que vai ganhar a eleição;
• Cuida da alimentação e se faz dieta;
• O que acha do novo produto que sua empresa lançou;
• Quais são os jornais e revistas que costuma ler;
• Para onde foi nas férias e se gostou.
Com estas informações em mãos, você aprenderá muito sobre o cliente. Poderá, inclusive, montar um quadro com os principais itens e usá-los como fonte de referência para futuras negociações. Quanto mais dados reunir, melhor identificará as necessidades do cliente de modo a traçar um plano estratégico para ajudá-lo.
Estabeleça para você mesmo o desafio de aprender, todo dia, algo novo sobre pelo menos um cliente e tome nota do que aprendeu. Assim, conhecendo melhor seus clientes, seu relacionamento melhorará consideravelmente e os negócios com ele também.