Você sabe realmente o que o cliente quer?
Para descobrir as mudanças de comportamento, muitas empresas que antes utilizavam questionários, passaram a observar seus clientes para descobrir o que eles queriam comprar.
Utilizando tecnologias como, rastreamento da íris, câmeras de vídeo e neuromarketing que consegue até interpretar o envolvimento emocional, o nível de atenção e a retenção de memória.
Kimberly antes lançar um novo modelo de fralda, o pacote passou pelo crivo de 300 mulheres. Os pesquisadores não perderam tempo com perguntas. Um equipamento rastreava o caminho da íris de cada uma delas. A embalagem escolhida atraiu mais olhares para a informação de que o produto era feito de algodão orgânico e vitamina E - dado observado por 69% das entrevistadas.
Procter&Gamble criou uma loja virtual com telas capazes de reproduzir virtualmente o ambiente de uma loja. Os consumidores pesquisados simulam que estão empurrando um carrinho de compras entre as gôndolas de um supermercado. Enquanto passeiam, o equipamento detecta o que mais chama a atenção das pessoas, seja numa embalagem, seja uma peça publicitária.
Adidas no ano passado a empresa instalou câmeras capazes de contar automaticamente o movimento de clientes, essas informações ajudam a medir a eficiência de promoções e de mudanças de vitrine nas lojas. Existem programas de computador que produzem estatísticas, identificam corredores mais e menos frequentados, calculam quanto tempo em média os consumidores ficam em frente a uma prateleira antes de escolher um produto.