Você sabe realmente o que o cliente quer?

Para descobrir as mudanças de comportamento, muitas empresas que antes utilizavam questionários, passaram a observar seus clientes para descobrir o que eles queriam comprar.

Utilizando tecnologias como, rastreamento da íris, câmeras de vídeo e neuromarketing que consegue até interpretar o envolvimento emocional, o nível de atenção e a retenção de memó­ria.

Kimberly antes lançar um novo modelo de fralda, o pacote passou pelo crivo de 300 mulheres. Os pesquisadores não perderam tempo com perguntas. Um equipamento ras­treava o caminho da íris de cada uma delas. A embalagem escolhida atraiu mais olhares para a informação de que o produto era feito de algodão orgânico e vitamina E - dado observado por 69% das entrevistadas.

Procter&Gamble criou uma loja virtual com telas capazes de reproduzir virtualmente o ambiente de uma loja. Os consumidores pesqui­sados simulam que estão empurrando um carrinho de compras entre as gôndolas de um supermercado. Enquanto pas­seiam, o equipamento detecta o que mais chama a atenção das pessoas, seja numa emba­lagem, seja uma peça publicitária.

Adidas no ano passado a empresa instalou câmeras capazes de contar automaticamente o movi­mento de clientes, essas informações ajudam a medir a eficiência de promoções e de mudan­ças de vitrine nas lojas. Existem programas de computador que produzem estatísticas, identificam corredores mais e menos fre­quentados, calculam quanto tempo em média os con­sumidores ficam em frente a uma prateleira antes de escolher um produto.

 

0
0
0
s2smodern