A necessidade é a mãe da invenção...
Joseph Pilates foi uma criança doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Na adolescência, prevendo seu futuro numa cadeira de rodas, começou a estudar anatomia e fisiologia humana, além de fundamentos da medicina oriental.
Com isso desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Aos 14 anos ele estava em forma o suficiente para pousar para gráficos anatômicos.
Durante a Primeira Guerra Mundial tornou-se enfermeiro após ser preso em um campo de concentração. Vendo que alguns soltados estavam fracos para fazer exercícios, Pilates tirou as molas das camas e as prendeu nas cabeceiras e nos pés, transformando em equipamentos.
Quando a grande epidemia da gripe matou milhares de pessoas na Europa nenhum dos soldados, sob os cuidados de Pilates, morreu. Foi a partir daí que sua técnica começou a ser reconhecida.
Anos depois, Pilates foi para os Estados Unidos e fundou um estúdio próximo a vários estúdios de dança da Broadway, permitindo que artistas famosos da época o descobrissem. A partir daí seu trabalho começou a ter repercussão mundial.
Sua busca pela cura não só trouxe benefícios para ele, como tem ajudado até hoje a milhares de pessoas a levar uma vida longa e saudável.