I Parte: Sou viciado em tecnologia!
A era digital trouxe avanços indiscutíveis para a forma como trabalhamos e vivemos. O acesso ao conhecimento aumentou, os custos de comunicação e viagens foram reduzidos. Enfim, a tecnologia tem um poder tremendo, mas em contrapartida fez aparecer pessoas com problemas de concentração e com isso a diminuição da produtividade.
Um estudo mostra que profissionais que trabalham em frente de um computador são interrompidos a cada três minutos. Toda vez que isso ocorre, leva-se até 23 minutos para retomar a tarefa. Em uma semana, um profissional distraído perdeu muitas horas de trabalho. Além disso, o desgaste mental de mudar de uma atividade para outra faz a pessoa ficar muito mais cansada.
Essa ansiedade por atualização se reflete no trabalho de algumas maneiras. Em primeiro lugar, ela causa um aumento da insegurança: os profissionais sentem-se na obrigação de estar disponíveis 24 horas por dia, já que o trabalho não fica mais restrito ao escritório.
Além disso, as pessoas passam mais tempo observando os outros nas redes sociais e fazendo comparações. Com isso, elas deixam de se medir com o colega ou até mesmo com elas mesmas para se comparar, com todos os usuários das redes sociais, o que pode ser terrível para a autoestima.