Fred Smith: contra o tempo...

fred smith.03Em 1962 na universidade de YALE, Fred Smith escreveu um artigo que propunha um serviço confiável de malote. “O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merecer uma nota melhor que C, a ideia deveria ser viável” disse seu professor de economia.

Mas essa ideia não saiu da sua cabeça. Após a formatura, Smith entrou para a Marinha dos EUA. Como fuzileiro naval, Smith teve a oportunidade de observar a logística do sistema dos militares em primeira mão. Ele serviu dois turnos de serviço no Vietnã, voando com pilotos em mais de 200 missões de combate e com isso observou cuidadosamente a aquisição e entrega de materiais. Com isso conseguiu refinar o seu sonho de um serviço de entrega durante a noite.

Ele foi dispensado em 1969 com a patente de capitão e em 1971 fundou a empresa com 4 mil dólares que recebeu de herança. Hoje a FEDEX é a maior transportadora aérea expressa do mundo com mais de 3.3 milhões de pacotes entregues a cada dia. Enquanto nós dormimos a FedEx percorre o todo o planeta. E minunciosamente guiada pelo tempo.

Já dizia seu fundador, “O tempo nos controla sem piedade. Ele não liga se estamos doentes, com fome, com sede, se somos russos, americanos ou seres de Marte. O tempo é como o fogo: ele pode nos destruir ou nos aquecer. Todo escritório da FedEx tem um relógio. Ele nos salva ou nos mata, porque vivemos ou morremos pelo tempo. Nunca voltamos as costas para ele e nunca, jamais, permitimos o pecado de perder a noção do tempo. O relógio é  o único capaz de nos tirar do negócio.”

 

0
0
0
s2smodern