I Parte: O que o varejo terá que fazer para conquistar o “melhor mercado”?
Em 2025, cerca de um quinto da população terá 65 anos ou mais. Perceba o que isso quer dizer: a rica geração baby boomers estará envelhecida e graças à melhor assistência médica, nutrição, preparo físico e cirurgia cosmética aos 70 anos, ela se parecerá e se sentirá como uma pessoa de cinquenta anos hoje.
Agora, para que o varejo abocanhe esse, que é considerado o “melhor mercado”, terá que criar um mundo totalmente novo, pois o atual não irá funcionar. Para começar, os olhos humanos começam a fraquejar mais ou menos aos 40 anos, e mesmo olhos saudáveis costumam estar comprometidos aos 60.
É importante saber que, quanto mais endinheirado, mais educado é o cliente, portanto mais as suas decisões se baseiam nos dizeres dos rótulos, caixas e embalagens. Na verdade, todo o varejo depende agora da palavra escrita mais do que nunca.
Veremos nas próximas semanas algumas das mudanças que terão que acontecer num período muito curto:
1. Tamanho da letra: o cristalino torna-se mais rígido e os músculos que o sustenta enfraquecem, significando que você não consegue focalizar letras pequenas.
2. Cores: a córnea torna-se amarelada, mudando sua percepção das cores.
3. Iluminação: menos luz atinge sua retina, fazendo o mundo parecer um pouco mais turvo do que antes.
4. Estrutura: o que acontecerá com nossas lojas, shopping-centers quando os carrinhos de bebê derem lugar a cadeiras de rodas motorizadas?