II Parte: O que o varejo terá que fazer para conquistar o “melhor mercado”?
Tamanho da letra:
Como esses futuros clientes encontrarão sua empresa? Como enxergarão, por exemplo, o que está escrito no cardápio dos restaurantes, os horários dos voos, os botões do controle remoto, a bula de medicamentos e as notícias nos jornais?
Na internet, a solução foi bem mais rápida e simples. A maioria dos sites já disponibilizam botões para aumentar o tamanho da fonte instantaneamente. Algumas farmácias fornecem lentes de aumento presas por correntes nas prateleiras, pois cerca de um cliente em cada cinco pede ajuda aos funcionários, mas no caso dos mais velhos, essa porcentagem quase dobra. Trata-se de uma inteligente solução improvisada, mas que não será suficiente.
Em pouco tempo, precisaremos revolucionar o tamanho das letras em toda a nossa cultura, pois nenhum idoso aceitará qualquer tipo de letra inferior ao tamanho de fonte 13. Talvez tenha chegado a hora de produzir cartazes maiores, displays falantes ou mensagens de textos enviadas para celulares.
Os idosos atuais suportam essa “pequena” forma de discriminação sem reclamar, como sendo esse o seu destino na vida, mas os velhos “baby boomers”, que são acostumados a terem a própria existência adaptada às suas especificações, não aceitarão e não comprarão produtos que não ofereçam essa comodidade.