III Parte: O que o varejo terá que fazer para conquistar o “melhor mercado”?
Cores:
O tamanho não é o único problema ótico. O amarelecimento da córnea ao envelhecer fará certas graduações sutis de cor tornam-se invisíveis para grande parte da população. Assim, por exemplo, mais pessoas do que nunca tropeçarão nas escadas ou cairão à medida que a distância clara entre um degrau e outro for desaparecendo.
A diferença entre azul e verde se tornará mais difícil de perceber, para pouco amarelado. Como resultado, as embalagens, os elementos de comunicação e a publicidade terão de ser desenhados levando em conta o contraste com cores escuras sobre fundo branco, ou claro, e não apenas o jogo matizado de cores.
Teremos de ver muito mais preto, branco e vermelho e muito menos de qualquer outro matiz.
Um grande cartaz na parede atrás dos caixas de um banco tinha uma baixa procura entre os mais velhos. O banco ao estudar o cartaz para ver porque estava acontecendo isso, percebeu que a foto do cartão de crédito sobre uma única forma amarela, ou seja, um cartaz totalmente sem sentido.
Iluminação:
As retinas típicas de 50 anos recebem cerca de um quarto a menos de luz do que a retina normal de 20 anos. Isso significa que muitas lojas, restaurantes e bancos deveriam ser muito mais claros do que são atualmente.
A iluminação deve ser clara, em especial nas horas do dia em que clientes mais velhos tendem a chegar. Não pode haver áreas mal iluminadas se quisermos que os clientes vejam o que estão comprando ou mesmo por onde estão andando.