III Parte: Cartazes, banners que você usa na sua empresa, dão resultados?
A fim de se manter a ordem e a segurança nas rodovias, a sinalização é quase tão importante quanto às condições do asfalto e do acostamento. Os princípios parecem bem simples: um mínimo de palavras e a mensagem certa no lugar certo.
As placas devem conter o suficiente para que os motoristas não se sintam ignorados ou desinformados e evitar o excesso de sinalização para que não haja confusão.
O fato de você poder estar dirigindo em um lugar no qual nunca esteve e ter certeza de que está na direção correta, sem parar para pedir informações ou mesmo reduzir a marcha para ler a mensagem, é uma prova do poder de um sistema de placas inteligente.
Os aspectos técnicos costumam ser perfeitos. Veja uma das placas mais comuns: PARE. Um grande octógono vermelho com letras maiúsculas brancas. O que mais poderia significar? A combinação de cores fornece contraste suficiente, as letras são grandes e o posicionamento é perfeito. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de transmitir informações a pessoas em movimento.
Sempre que um motorista tiver que diminuir a marcha ou parar, as placas deixam de cumprir sua função. A melhor placa é aquela em que pessoas andando e motoristas dirigindo são posicionadas de tal forma que possa ser lida em movimento. Pensar que cada cartaz deva conter uma mensagem completa é ignorar o funcionamento do cérebro humano. E a única maneira de se conseguir isso e dividir a informação em pedaços e apresentá-las uma de cada vez, em sequência lógica e ordenada.
Algumas empresas tornaram-se um grande anúncio tridimensional de si mes mo. Mesmo as grandes decisões estão sendo tomadas in loco, no ambiente de vendas. Em consequência, os meios de comunicação mais importantes para a transmissão das mensagens são os corredores e as paredes.