III Parte: Você sabe escolher um parceiro para seus negócios?
Então, fique atento a alguns fatores de risco quando estiver escolhendo um parceiro:
Bajulação: a palavra em hebraico para elogio pode ser traduzida como "louvor", enquanto que o sinônimo da palavra para bajulação é "fala mansa". A bajulação é uma "fala mansa" destinada a inflar seu ego. Elogios se destinam a louvá-lo pelo seu caráter e por seus atos dignos. Sempre que alguém bajular você, fique atento, pois podem estar preparando uma cilada.
Dedicação: busque um sócio que esteja disposto a se comprometer de corpo e alma com a sua ideia de como alcançar o sucesso. Se você estiver mais comprometido do que ele, garanto que a parceria não vai durar muito. Procure descobrir como ele agiu em outras ocasiões. A dedicação dele é limitada ou ele mergulha de cabeça?
Otimismo: seu sócio é uma pessoa positiva? Pessoas negativas tendem a serem péssimos sócios. Se ele tiver o hábito de diminuir os outros ou de ver as coisas sempre pelo lado negativo, pro¬vavelmente vai abandonar o barco quando a situação ficar feia, ou pior, levá-lo para a direção errada.
Trajetória: quando estiver procurando conselheiros ou consultores, examine a "trajetória de vida" antes de ouvir o que eles têm a falar. Qual o nível de sucesso deles dentro da área em que se propõem a dar conselhos? Por exemplo, qual o sentido de buscar orientação para problemas matrimoniais com um terapeuta que não conseguiu ser feliz no próprio casamento? Por mais obvio que esse conceito possa parecer, milhões de pessoas seguem o conselho de outras que fracassaram em seus negócios. Tome cuidado, pois elas estarão lidando com a SUA vida.