Nike - Conceito do produto é maior que o produto em si...
Quando um conceito passa a ser maior que o produto em si? Um bom exemplo vem do Nike Plus, um tênis no qual é instalado um Kit composto por um sensor, além de um pequeno receptor para conectar o iPod.
Em 2004 os designers da Nike perceberam que o iPod, lançado em 2001 pela Apple, havia se tornado uma febre entre corredores. Como a Nike desejava criar um aparelho que, além de tocar música, pudesse também registrar todos os dados da corrida e depois transferi-los para um computador, criou então o Nike Plus.
Como isso funciona? Os dados dos corredores podem ser baixados num site de relacionamento criado e mantido pela própria Nike. Neste site o corredor não só registra os dados da corrida, como também estabelece suas metas e as acompanha por meio de gráficos, além de desafiar virtualmente outros corredores de todo o mundo. O fato de poder expor suas performances na internet foi o principal agente motivador para um público fanático pelo esporte.
Essa comunidade de corredores virtuais conta hoje com mais de 1 milhão de pessoas apaixonadas por corrida que se encontram, trocam informações e se relacionam. Todas essas informações alimentam uma base de dados que permite a Nike entender com detalhes, a maneira como os consumidores usam seus produtos.