Quanto mais tempo o cliente estiver dentro da loja, mais ele comprará...
O tempo que um cliente passa em uma loja fazendo compras, e não esperando na fila é sem duvida o fator individual mais importante na determinação de quanto comprará.
Em algumas lojas, os compradores gastam três ou quatro vezes mais tempo que os não-compradores. Se o cliente esta percorrendo toda a loja ou, pelo menos, grande parte dela, significa que está exami¬nando, tocando e avaliando, em razão disso uma boa quantidade de tempo é necessária.
Perguntaram a um alto executivo do ramo de cosméticos quanto tempo as mulheres realmente gastam comprando maquiagem. "Cerca de 10 minutos", respondeu ele. Um estudo realizado para essa mesma empresa mostrou que uma cliente gastava, em média, dois minutos na seção de cosméticos. A cliente que efetivamente comprava algo gastava apenas 30 segundos a mais.
É preciso saber quanto tempo às pessoas gastam fazendo compras para saber como aumentar esse período. Existem várias formas para deter os clientes por alguns instantes, um bom exemplo está sendo utilizado nos corredores de produtos infantis dos supermercados. Aplicando uma amarelinha no chão, o tempo que os pais ficam esperando pelas crianças brincarem é de quase 14 segundos.
Estudos demonstram que, de maneira geral, quanto mais tempo o cliente permanece na loja, mais ele acaba comprando. E o tempo que alguém gasta dentro de uma loja depende de quão agradável e confortável é a experiência.