Cuidado com o CEO-Celebridade...
Muitos executivos passam grande parte do tempo proferindo discursos, aparecendo na televisão e sendo entrevistados por jornalistas, apresentando-se com notável carisma e autoconfiança. São brilhantes em inspirar confiança no público, em funcionários e, sobretudo, em investidores.
A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica e foi por causa dela que algumas empresas começaram a fazer uso de alguns artifícios para vender mais.
Muitos dos grandes erros corporativos foram causados tanto por falta de ação quanto por ação inadequada da gerência. Empresas que, a princípio, pareciam não ter nada em comum tinham fracassado exatamente pelos mesmos motivos: quando cria novos produtos, lida com inovação e mudança, administra fusões e aquisições e enfrenta novas pressões competitivas. Essas quatro transições empresariais representam períodos de maior vulnerabilidade para qualquer negócio.
Os negócios andavam bem para a Colgate-Palmolive na década de 90, tão bem que o diretor-executivo Reuben Mark começou a se preocupar com o que poderia estar errado. Então, ele decidiu instalar um sistema de alarme antecipado para anunciar os problemas antes que explodissem e se transformassem em uma crise.
Antes de iniciar seu mestrado em Harvard, Bricklin trabalhou em uma empresa de informática e conheceu bem o potencial dos computadores. Mas, foi na sala de aula que percebeu uma grande oportunidade de negócio. Ao cometer um pequeno erro no quadro-negro do auditório, seu professor teve um grande retrabalho, ao corrigir manualmente os valores num modelo financeiro.
Um filho perguntou a mãe:
Os franceses frustraram um plano terrorista que pretendia atingir a torre Eiffel com um avião sequestrado. Avisaram ao FBI que um plano semelhante logo seria dirigido a alvos americanos.
Os primeiros telefones celulares eram analógicos volumosos, caros e atraíam executivos e profissionais que dependiam da capacidade de fazer e receber ligações quando não houvesse uma linha telefônica disponível.
Quando Welch entrou para GE viu uma cultura burocrática, passiva e cheia de hierarquia. Para tornar a empresa dinâmica, apaixonada, comprometida com o desempenho e com o foco no cliente, era necessária uma grande revolução. O objetivo era manter somente as pessoas mais talentosas, capazes e motivadas, para tornar a GE o melhor lugar do mundo para pessoas competitivas. Welch estava convicto de que a mudança só aconteceria quando se colocasse as pessoas certas nos lugares certos.
Na década de 70, um novo colaborador de recall da Ford, ouviu histórias de que o novo carro popular da empresa, o Ford Pinto, pegava fogo quando sofria uma colisão traseira. Quando apresentou o problema para o comitê de recall, porém a falta de evidência de um problema sistemático fez com que seus membros votassem contra o recall.
Storytelling é um novo conceito de marketing que busca encantar o consumidor por uma história que a empresa conta sobre o seu produto ou sobre sua marca. No mundo dos negócios, histórias são usadas para persuadir, evocar sentimentos e impactar pessoas.
Lembro-me dos dias em que praticava esportes no Ensino Médio e, queria muito uma nova luva de beisebol. Encontrei a luva que queria em uma loja de artigos esportivos e comecei a economizar o dinheiro. Mas, no dia da compra, faltaram 15 centavos, pois eu esqueci do imposto sobre a mercadoria.