III Parte: Como se relacionar com pessoas difíceis...
5. Estraga-prazeres: são negativos o tempo todo. Acham tudo impossível e sempre acham um problema em toda solução. Adoram contar e reprisar as ofensas que sofreram nas mãos dos outros. Elas afagam as próprias feridas e não fazem questão de se curar. O fato de haver coisas negativas na vida já é ruim, mas colecionar desgraça e andar por aí se lamuriando para que todos vejam, é doentio.
Shakespeare já dizia: “nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." Então, quais os efeitos do medo sobre nossas vidas?
Vinte anos depois de sua fundação, a Arezzo fazia tudo. Fabricava seus sapatos, criava seus desenhos e moldes. Com prejuízo, seu principal executivo Anderson Birman, concluiu que continuar naquele caminho seria impraticável. A decisão de mudança foi acelerada ainda mais com a chegada dos sapatos chineses, que se espalharam rapidamente pelo seu preço barato.
3. Vulcão: é um tipo explosivo e imprevisível de pessoa que costuma ser muito arredia, provoca muita tensão e é difícil se sentir a vontade, pois nunca se sabe quando estão para explodir.
Em 1994, um professor universitário publicou na internet uma nota sobre um defeito em um chip do computador Intel Pentiun. Mais tarde soube-se que a Intel já havia descoberto esse defeito no Pentium no verão anterior, mas optara por escondê-lo do público. Nas semanas seguintes a Intel sustentou que os chips defeituosos não necessitavam de reposição, argumentando que as probabilidades de o chip causar um erro matemático eram de 1 em 9 bilhões.
Hoje quero falar “daquele” cliente que você atendeu e depois que ele foi embora, você se sentiu exausto e ficou com aquela sensação de que um trator passou por cima de você. Esse é o cliente que eu costumo chamar de vampiro: não dá lucro e suga toda a sua energia!
O que determina se o relacionamento será bom ou ruim, não será pelo tratamento que você recebe, mas pela forma que você reage a eles. Há vários tipos de pessoas complicadas, e é útil saber identificar seus traços em comum e aprender a lidar de maneira eficaz:
Quando Jill Barad entrou para a Mattel, as vendas da Barbie estavam estagnadas. Foi quando teve a ideia de comercializar a boneca como um modelo profissional com o slogan "Nós, as meninas, podemos fazer qualquer coisa", Acompanhada pela mensagem de que a Barbie poderia ser uma médica, dentista, professora ou executiva.
Segundo especialistas, a maior parte das descobertas lucrativas daqui para a frente surgirá da observação de pequenos nichos. Veja alguns casos:
A maioria dos meus clientes me perguntam: professor, é melhor fazer a palestra no começo ou no final do evento? Eu respondo instintivamente, tanto faz! A primeira palestra ou a última tendem a ficar retidas na memória do público em relação a palestra do meio. Mas, um dia comecei a me questionar se minha resposta estava correta. Depois de algumas pesquisas, conclui que a melhor ordem é a primeira fala.
Se você analisar a história verá que as dificuldades se repetem, em tempos e cenários diferentes, mas a essência é a mesma. Boa ou ruim, a experiência dos outros pode auxiliar a você tomar uma decisão.