Artigos Motivacionais
Melhorando as condições de venda!
Exposição: se uma loja quiser divulgar um produto, deverá exibí-lo ligeiramente a direita do cliente. Estudos apontam que a maioria das pessoas é destra e se movimentam invariavelmente para a direita e também estendem o braço na mesma direção. Portanto, se você estiver expondo marcas novas de roupas por exemplo, a marca mais famosa deverá ficar exatamente no centro, e a marca que você está querendo realmente divulgar, logo à direita.
II Parte: Tudo pelo cliente...
Mais algumas ações e estratégias capazes de potencializar vendas.
Atendimento Personalizado: O Emporium São Paulo utiliza-se desta estratégia como sua marca. Os manobristas conhecem os donos dos veículos estacionados e sabem como gostam que as compras sejam guardadas no porta-malas; em outros casos, os clientes fazem questão que suas mercadorias sejam levadas para casa por determinado entregador, que até as organizam na despensa.
Se beber, o motorista não dirige!
Pensando nessa necessidade de mercado, a Nissan lançou recentemente um novo conceito que promete fazer o motorista cumprir a lei.
O projeto consiste num conjunto de dispositivos encarregados de monitorar a lucidez do motorista. Caso não passe nos testes, o carro pára e dispara um alerta. E quais são esses testes:
Enigmas do consumo...
Como se assegurar de que todas as mensagens estejam no local apropriado. Como criar cartazes que as pessoas leiam? Como criar mostruários que atendam a todos esses clientes e como assegurar que cada perfil de clientes percorra e deseje percorrer toda a loja?
Os jovens também compram...
Uma loja de conveniências estava tendo problemas com adolescentes passavam á noite no estacionamento. Contratar um guarda de segurança para espantar os adolescentes seria uma solução cara. A solução da loja foi tocar música clássica e suave pelos alto-falantes e os adolescentes sumiram dali.
Respondendo primeiro à emoção...
Um cliente zangado, tenso ou frustrado dificilmente reagirá de forma construtiva ou sequer será capaz de ouvir um argumento racional. Mesmo que você queira conduzir a negociação de forma racional, você frequentemente pode escolher entre responder ao racional ou ao emocional.
Negociação: Juntos contra o problema...
Para ser ter uma negociação de sucesso você terá que transformar essa concepção de um contra o outro para 'juntos contra o problema'. Não pense no outro lado como "eles", ou como os seus adversários; busque alinhar os seus esforços para elaborarem juntos um acordo dentro dos interesses de ambos.