Artigos Motivacionais
Motivação: Meu colega é cheiroso demais...
Roberto era um advogado brilhante, competente e de uma postura profissional exemplar. Só tinha um defeito, usava um perfume extremamente forte. Ele trabalhava no escritório até ao meio dia, só que o escritório ficava “cheiroso” até as quatro horas da tarde.
O que torna uma empresa especial?
Em todas as empresas em que faço palestra, a grande maioria dos executivos que converso dizem que focam suas atenções em seu pessoal, pelo fato de que hoje em dia, na grande maioria dos produtos, os preços e a margem de lucro ficarem em torno de centavos. As reuniões anuais dos funcionários têm “aparentemente” demonstrado esse interesse, sempre em hotéis bons, boa comida e muita diversão.
Os clientes captam as informações de várias formas...
Nem todas as pessoas têm exatamente as mesmas preferências e habilidades quanto aos estímulos sensorias. Alguns preferem o canal visual: “ver para crer”. Alguns têm que ouvir pois, “uma palavra vale mais que mil imagens”, “outros preferem cheirar, degustar e sentir o que está acontecendo”.
II Parte: Como uma pessoa realiza atividade de compras?
Sentindo: da mesma forma que um bebê recém-nascido reconhece o cheiro de sua mãe, os clientes também podem estabelecer laços íntimos com certos aromas que se tornam muito característicos a determinados produtos.
Se seguir rigidamente as regras da empresa, irá afastar os clientes...
Precisamos deixar bem claro que as regras foram criadas para facilitar o atendimento ao cliente e não para desagradá-los. Uma empresa flexível treina sua equipe para ter discernimento, ou seja, ter clareza e compreensão das situações. Elas apostam que, na ausência de um código de conduta, os funcionários deverão usar o bom senso para encontrar respostas que se adaptem às circunstâncias, sem temer ser alvo de retaliações por parte dos chefes.
Três pequenas, mas grandes dicas de vendas...
1. Dica: Apresentação do Produto
Quando estiver fazendo a apresentação, sente-se de um modo que possa observar as reações do cliente. Pelas expressões faciais ou alguns pequenos movimentos, descobrirá o que o interessa ou não.
I Parte: Da genialidade a ingenuidade...
Pelo fato de apresentar maior imunidade ao ruído, uma página importante na História das Telecomunicações foi o desenvolvimento da FM. Depois de lutar toda sua vida pela FM, sem sucesso, esgotado, falido e desapontado, Armstrong cometeu suicídio, encerrando a luta de um dos maiores Engenheiros de todos os tempos.
I Parte: Como uma pessoa realiza atividade de compras?
Tocando: nesses casos, a regra básica é que geralmente, os clientes querem gastar tempo investigando e avaliando os produtos com os quais tem alto nível de "envolvimento", ou seja, produtos que oferecem possibilidades ou convidam a comparação.
Cliente canhoto... Me lembrei de você...
Durante séculos, ser canhoto significava não ser aceito e era praticamente impossível encontrar um. Até a década de 60, as professoras de ensino fundamental, batiam nas mãos de crianças canhotas. Na verdade, na maioria das culturas, o lado esquerdo está associado ao mal.
II Parte: Da genialidade a ingenuidade...
Ingenuidade não está relacionada ao QI e por isso os gênios podem ser tão ingênuos quanto as pessoas de inteligência mediana. Ingênuo é todo aquele que não "reflete sobre uma questão" antes de escolher como agir e por isso, não consegue ver os fatores críticos que possam ter um efeito significativo no resultado final. A maioria das pessoas não consegue realizar uma avaliação mais apurada por um ou mais dos motivos abaixo: